domingo, 13 de junho de 2010

Porque ficamos vermelhos quando estamos com vergonha?

As vezes nem todas as palavras conseguem expressar o sentimento que á em nossos corações. Amar e se amado, ser feliz e desejado. Conseguir expressar em um sorriso e em um olhar tudo que a no coração, isso parece ser algo tão difícil de se fazer, mas na maioria das vezes realizamos essas coisas sem ao menos perceber. Alguns gestos, palavras, expressão corporal tudo isso pode demonstrar oque sentimos, me diz quem nunca percebeu que estava ficando vermelho (a) quando aquela pessoa importante pra você se aproxima de ti, ou quando mesmo águem fala algo que te deixa meio (a) sem graça? É todo mundo teve essa reação e se ainda não teve,  pode ter certeza que em algum momento vai ter.
Porque será que isso acontece?
Achei um texto em um site (que no final da postagem eu vou deixar) que fala sobre essa reação, então vamos ver.

Vermelho que nem tomate: 


Você estava conversando numa boa com seus amigos até que... De repente, percebeu que falou alguma besteira e estão todos rindo de você. Ou finalmente chegou a oportunidade de conversar com aquela pessoa que você estava paquerando há um tempão. Mas a voz não sai, você começa a suar e sentir aquela quentura no rosto. Não precisa ninguém falar: você já sabe que ficou vermelho, vermelho de vergonha!  E só de saber disso você fica ainda mais envergonhado e mais vermelho!  Quem nunca passou por isso? Ainda mais quem tem a pele muito clarinha (hehe! Assim como eu). O medo de que as pessoas descubram nosso embaraço, nossa insegurança, falhas ou imperfeições faz com que o constrangimento seja ainda maior. Mas, então, porque será que ficamos vermelhos quando estamos envergonhados, se justamente não queremos que ninguém perceba?
O que ocorre é que o sentimento de vergonha desencadeia uma série de reações no organismo que levam à vermelhidão. Nestes momentos, que consideramos constrangedores, o nosso cérebro interpreta situações que deveriam ser normais como uma ameaça à nossa vida.
Assim, o nosso corpo é preparado para a luta ou para a fuga, por meio da liberação de um hormônio chamado adrenalina. A adrenalina induz à compressão dos vasos sanguíneos periféricos, como os do rosto, para que os músculos se encham de sangue. E com os vasos comprimidos, a circulação de sangue no rosto diminui, deixando-o com um aspecto pálido.
Mas, como não há perigo real, assim que o cérebro capta esta informação, acontece um relaxamento dos vasos sanguíneos e, por conta disso, o rosto se enche de sangue rapidamente provocando o rubor. Todo esse processo se passa em segundos. Daí a reação de vermelhidão.
Ficar vermelho ou sentir-se envergonhado é algo natural, que possivelmente todas as pessoas já experimentaram em algum momento da sua vida e, muito provavelmente, ainda vão vivenciar outras vezes. Alguns psiquiatras, inclusive, afirmam que a culpa e a vergonha funcionam como um regulador social, evitando excessos que transformariam a nossa sociedade num verdadeiro caos.
Durante a adolescência, é muito comum as pessoas sofrerem mais com a timidez por causa das inúmeras mudanças que estão acontecendo no seu corpo e na sua vida, com o enfrentamento de situações inteiramente novas. Mas quando essa inibição é excessiva, a ponto de atrapalhar a vida social, é necessário buscar a ajuda de um especialista. Portanto, se for esse o seu caso, não tenha vergonha de procurar ajuda, o.K?


Nenhum comentário:

Postar um comentário